Sobre a autora

Em Março de 1980 nascia, na Capital das Minas Gerais, aos 5 meses e meio de gestação, uma guerreirinha que ganharia o nome de Tatyana.

Ela, aparentemente frágil, desde cedo mostraria sua força, pois logo ao nascer (com rins, pulmões e até o formato da cabeça mal formados), enfrentaria 50 longos dias dentro de uma estufa.

Contudo, a primeira etapa foi superada e Taty seria uma criança risonha, apesar do lento desenvolvimento se comparado a outro bebê.

Somente aos 18 meses de idade, a menina recebeu o diagnóstico de Paralisia Cerebral Espástica e, desde então, inúmeros tratamentos foram feitos, apesar de vir de uma família humilde, com avós Alfaiate, Professora, Balconista e Costureira; e seus pais adolescentes e estudantes públicos.

Apesar de sua tetraplegia funcional (onde há o mínimo de mobilidade em algum de seus membros), Tatyana cresceu feliz, divertindo-se em assistir as brincadeiras alheias.

Mas, na fase adolescente, tudo mudou. Eram muitos porquês e poucas respostas. O brilho que existia em seu olhar se turvou e seu sorriso, comumente tão largo, pouco era visto.

Foi nessa época, mais precisamente em 1995, que a jovem Taty viu na folha de papel uma catarse e passou a escrever suas primeiras impressões mundanas e os primeiros versos.

Nascia ali a escritora Tatyana Zille.

No auge da adolescência, a jovem Tatyana descobriu o mundo das trovas e versos.

Tal descoberta foi como um voo em meio ao furacão tão comumente encontrado na vida dos jovens.

Era tão prazeroso e, ao mesmo tempo, libertador que ela escrevia vários poemas por dia e, quanto mais fazia, mais ideias surgiam e mais queria se expressar através das letras.

Em pouco tempo, chegou a 2.000 textos catalogados em pastas.

Como agradavam a muitos, nasceu a ideia de um livro que compilasse alguns dos seus escritos.

Mais uma vez, outra etapa difícil pois, nem Tatyana nem sua família teriam condições financeiras para tal empreendimento.

Foram incontáveis os “nãos” levados ou, simplesmente, indiferença.

Mas o que seria a desistência para alguns se transformava em “gás renovador” para Taty, que nunca desistiu.

Vários foram os anos de tentativa, até que o presidente de um curso pré-vestibular, onde Tatyana estudava, acreditou em sua história e sua capacidade e patrocinou a tiragem dos exemplares.

Assim, em 20 de setembro de 2003, aconteceu o tão esperado lançamento do livro O JARDIM SUSPENSO.

Um verdadeiro sucesso de público (um dos melhores lançamentos da Livraria Leitura / BH Shopping até então). O local, em determinado momento, teve que ser fechado devido ao grande fluxo de pessoas em ambos os pisos.

Além de escritora, a vida fez com que Taty encontrasse aptidões também em outras áreas, como: reforço particular no idioma Espanhol e artesã de produtos personalizados para eventos.

No dia 06/05/2017 lançou no MIS Santa Tereza, seu primeiro romance: ROSAS & CHOCOLATE.

O evento foi sucesso de público sendo inclusive coberto pela mídia local.

Tendo em seu âmago a fé como alicerce, a partir de 2018-2019 Taty sentiu que deveria “contribuir” com algo a mais do que versos e lindas estórias. Por isso, começou a abrir seu perfil do Instagram para falar sobre assuntos relacionados à sua cidade/país, além de certas causas como, por exemplo, a causa animal – em especial a dos cães – verdadeira paixão dessa guerreira da terra dos “uai”.

À partir de Outubro de 2022, o seu perfil naquela rede social explodiu passando a marca de 7000 seguidores em poucos meses. Tal fato gerou o convite para integrar a equipe de influenciadores digitais da MAXIMA TALENTS AND MODELS e INMAX, aceito por nossa mineirinha desde Fevereiro de 2023.

Seja qual for a ocasião, Tatyana se alicerça na fé, na oração, positividade e ação para seguir escrevendo, editando e redigindo o seu livro da vida.




Para saber mais sobre os livros, acesse aqui!